![]() |
Projeto Ushuaia - Workshop RS1 Bombou - Fotos pg 19 - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MOTO GRUPO SAHARA MANÍACOS DO BRASIL (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=6) +--- Fórum: Diário dos Maníacos (as) aventureiros (as) (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=20) +--- Tópico: Projeto Ushuaia - Workshop RS1 Bombou - Fotos pg 19 (/showthread.php?tid=2716) |
Re: Projeto Ushuaia - Saída 19/11/2009 - Retorno ? - XT 660 Solo - nelsonbad32 - 12-12-2009 O Frio, o Sono e a Adrenalina. Da Patagonia para baixo (sul), o frio começa a apertar, mesmo com o sol a pino, talvez devido ao forte vento, a sensação térmica é bem baixa, mas fui bem preparado, com segunda pele e fleece e, às vezes, mais alguma coisa, mas dá um grande trabalho ficar se ajustando a temperatura ambiente. Sempre procurei andar com "com o sol", procurava não sair muito cedo de onde eu estava e rodar até o "pôr do sol" que, devido aos fatores de estar próximo do verão, ser ao sul e também mais a oeste que o Brasil, quanto mais eu andava, mais os dias ficavam cumpridos. Por todos os lugares que passei, em Ushuaia, nas montanhas, etc, não passei frio insuportável, somente frio moderado, mas sempre tinha que parar para vestir mais alguma coisa ou retirar alguma coisa. Quanto ao Sono, é outro fator muito presente, principalmente pelo rítmo muito forte de viagem que imprimi, não tinha a disposição muitas horas de sono, e nem sempre ele vinha no horário disponível, devido a adrenalina que era muito alta, por tantas coisas acontecerem em tão pouco tempo, era muito comum, estar muito cansado, mas a cabeça ainda estar muito ligada a tantos fatos e paisagens que ocorreram durante o dia e ficar horas sem conseguir pegar no sono. O Frio também tem uma influência sobre o sono, fazendo com que eu não ficasse totalmente confortável e evitando o possível cochilo durante a pilotagem. Uma dica que o Adriano comentou e que usei bastante foi o consumo de energético durante o dia (aproveitando os excelentes preços da Argentina) e, da minha parte, sempre procurava tomar umas cervejas durante a noite, para relaxar e facilitar o sono. Essa técnica deu certo por bastante tempo, mas no final não estava resolvendo muito, o cansaço ia se acumulando, e as coisas ficavam mais complicadas, mas deu tudo certo, consegui chegar em casa são e salvo. Re: Projeto Ushuaia - Saída 19/11/2009 - Retorno ? - XT 660 Solo - EDINHO TORNADO (In Memorian) - 12-12-2009 OLÁ NELSON GRAÇAS A DEUS SUA VIAGEM FOI UM SUCESSO ... QUANDO TIVER UM TEMPINHO PASSE AQUI NA LOJA PARA TOMARMOS UMA CERVEJA ![]() Re: Projeto Ushuaia - Saída 19/11/2009 - Retorno ? - XT 660 Solo - nelsonbad32 - 14-12-2009 EDINHO TORNADO Escreveu:OLÁ NELSON GRAÇAS A DEUS SUA VIAGEM FOI UM SUCESSO ... Beleza Edinho. Passo sim, e obrigado pelo adesivo dos Saharamaníacos, ficou lindo na XT e não descolou não. O Jorge de Azul-AR (La Posta del Viajero en Moto), rapidamente viu o adesivo e foi buscar o boné que ganhou do Xuxu, pessoa fantástica. Abraços. Re: Projeto Ushuaia - Saída 19/11/2009 - Retorno ? - XT 660 Solo - nelsonbad32 - 14-12-2009 A Relação... Na preparação desta viagem pensei muito no que fazer em relação a corrente, coroa e pinhão para a XT 660 R, visto que em TODOS os relatos sobre grandes viagens com a 66 o problema com a transmissão é evidente. A relação original (que vem com a moto zero) é excelente, mas seu preço é absurdo (na faixa de R$ 1.400,00), a DID VD selado é muito boa, mas já vi muitos relatos que também não aguenta, o pinhão (tanto o original, como o VAZ e o Rifel) dificilmente chegam aos 20.000 km, a corrente com emenda até tem uma durabilidade razoável, mas a emenda dificilmente roda mais que 8.000 km (dica do saudoso amigo Elias Maluco). Com tantas coisas a ponderam, resolvi comprar um kit completo de relação (corrente CIC com retentor e emenda e pinhão e coroa Rifel), comprei mais um pinhão novo (também Rifel) para dar uma sobrevida a relação que estava na minha moto (corrente CIC Gold com retentor e emenda) e também troquei a emenda de corrente por uma nova (que já tinha comprado no ano passado para a outra XT que tive). A corrente que estava na minha moto, apesar de já ter dois roletes estourados (onde é colocada a emenda), estava em muito bom estado, tanto é que só foi necessitar de regulagem em Buenos Aires-AR, mais de 2.000 km depois que saí de casa, mas na próxima regulagem (700 km depois) ela já estava bem deteriorada, com muitos roletes estourados e fazendo bastante barulho, mas mantinha regulada e bem lubrificada. Uns 450 km mais da frente, depois de regular e lubrificar a corrente, percebi que ela estava um pouco folgada, só fiz a lubrificação e segui em frente, pensando em regulá-la na próxima parada, foi o primeiro erro que penso ter cometido em relação a corrente, pois após rodar uns 20 km ela pulou para dentro da coroa, rapidamente freei forte e apertei a embreagem, mas quando estava quase parando a corrente travou e estourou. Gastei por volta de uma hora para fazer a substituição, coloquei a corrente nova e a coroa nova, mas não consegui substituir o pinhão, pois a porca estava muito apertada e eu só dispunha de um alicate de pressão para tentar soltá-la, como tinha colocado o pinhão novo antes de sair de casa, concluí que não seria necessário sua substituição. Com o novo kit, fui tranquilo até Ushuaia-AR (mas, seguindo o conselho do amigo Alexandre Bauru, comprei outra corrente DID sem retentor e com emenda em Rio Gallegos-AR para ter outra de reserva), passei pelo Glaciar Perito Moreno, enfrentei 1.030 km de rípio e tudo tranquilo, só ficando atento a regulagem e lubrificação. Quanto estava próximo de El Bolson, em uma subida muito forte e longa, resolvi acelerar forte, estava a uns 140 km/h e o esforço para a corrente foi demais, pois a moto estava muito pesada e velocidade muito alta (e ainda tinha um pouco de vento contra), dessa forma estourou a emenda original da corrente. Fiz uma rápida colocação da emenda, mas na pressa (já estava escurecendo e caindo alguns pingos de uma garoa moderada) acabei pegando a emenda usada (que tinha usado corrente anterior e substitui antes de sair de casa), gastei apenas uns 20 minutos e segui para El Bolson. Tudo tranquilo dali para frente, passei por Bariloche-AR, subi a Cordilheira, fui para o Chile, subi a Cordilheira novamente e, quando fui sair de Mendoza-AR, regulei e lubrifiquei a corrente e percebi que havia dois roletes estourados, segui em frente e uns 300 km mais adiante estourou a emenda, em uma reta, sem grande esforço aparente, rapidamente fiz a substituição da emenda e coloquei a última que tinha comigo. Em Rio Cuarto-AR até atrasei um pouco minha partida, para comprar mais duas emendas para alguma eventualidade, segui tranquilo, sempre atento a regulagem e lubrificação, entre no Brasil por Uruguaiana-RS, passei por Santa Maria-RS e fui a Bento Gonçalves-RS. No dia seguinte, mais uma regulagem e lubrificação e a corrente já estava chegando ao final da regulagem, segui em velocidade muito alta para Curitiba-PR, pois só pude sair de Bento Gonçalves-RS às 14:00 hrs e não queria chegar muito tarde, fiz 650 km em 7 horas, com serra e muitos caminhões pela estrada e, faltando 20 km para chegar no centro de Curitiba a corrente veio a arrebentar, vim diminuindo rapidamente a velocidade e procurei um local com mais iluminação para proceder o reparo, daí percebi que havia um posto de gasolina logo à baixo, não vi a corrente da moto e achei que tinha caído na estrada, vim atento para ver se a encontrava e, quando cheguei no Posto, vi que ela estava na moto, enrolada no pinhão e na balança da moto. Percebi que um dos lados da corrente tinha estourado bastante, mas estava disposto a retirar o elo arrebentado, já encurtando a corrente e seguiria com ela mesmo, tentei remover o pino "na porrada", mas não estava saindo, lembrei que no posto havia borracharia e deveria haver esmeril, fui até lá e gastei toda a cabeça do pino e voltei para tentar tirá-lo novamente, daí percebi que o outro lado da corrente também não estava legal, concluí que não valia a pena insistir com ela e instalei rapidamente a corrente que eu tinha reserva. Fui tranquilo até Curitiba e vim até em casa sem problemas, não necessitando nem de regulagem nem de lubrificação. Agora ainda não decidi se fico com esta corrente ou faço a substituição, pois a coroa e o pinhão estão bem desgastados. No geral, foi mais ou menos isso, Corrente CIC Gold com retentor e emenda, rodou comigo 12.500 km, Corrente CIC Normal com retentor e emenda, rodou 10.300 km com os agravantes de muito peso, Cordilheiras e 1.030 km de ripio e corrente DID sem retentor e emenda, rodou 450 km. Re: Projeto Ushuaia - Saída 19/11/2009 - Retorno ? - XT 660 Solo - Fábio Bastos - 15-12-2009 Nelson, que linda viagem e Graças à Deus você foi e voltou com saúde e nenhum acidente, parabéns pela viagem, pela disposição e pelos relatos. Mais uma vez nosso bom Deus iluminou todos os seus caminhos e te protegeu de tudo e de todos. Re: Projeto Ushuaia - Saída 19/11/2009 - Retorno ? - XT 660 Solo - nelsonbad32 - 15-12-2009 Fábio Bastos Escreveu:Nelson, que linda viagem e Graças à Deus você foi e voltou com saúde e nenhum acidente, parabéns pela viagemm, pela disposição e pelos relatos. Mias uma vez nosso bom Deus iluminou todos os seus caminhos e te protegeu de tudo e de todos. Sim Fábio, realmente Ele esteve comigo todo o tempo, por tantos dias e tantos km, sempre resolvendo os problemas da melhor forma possível e não deixando que nada de mal me acontecesse, agradeço muito. Re: Projeto Ushuaia - Saída 19/11/2009 - Retorno ? - XT 660 Solo - nelsonbad32 - 15-12-2009 Pneus Rinaldi R-34 Minha experiência com os pneus Rinaldi tinham sido mínimas, rodei apenas 500 km com um par de R-34 em uma Tornado que tive (2002 Branca), e logo vendi a motoca, mas tenho vários amigos que usam e aprovam esse pneu. Para esta viagem, eu tinha algumas opções de pneus, mas resolvi testar os Rinaldi R-34, eu sabia que o trajeto seria muito longo e que as adversidades seriam enormes, mas confiei que não teria problemas. Consegui um apoio da fábrica e segui até Bento Gonçalves-RS (1.000 km daqui) com os pneus que tinham vindo com minha XT 660 2005 (Bridgstone), cheguei com o pneu traseiro no final da vida útil e o dianteiro com aproximadamente "meia vida". Instalei dois pneus novos (90x90x21 na dianteira e 130x80x17 na traseira) e duas cameras novas (Rinaldi) e segui viagem, logo de cara já peguei um teste extremo, pneus novos (ainda com cera), descida de serra e chuva fraca, mas fui com cautela e os pneus transmitiram muita segurança, não tive nenhum problema de perda de aderência. Quando cheguei em Pelotas-RS, instalei a vacina para pneus, e segui em frente, enfrentei todos os tipos de terreno, asfalto bom, asfalto ruim, chuva, trechos alagados e tudo tranquilo, nenhum problema. Fui acompanhando o desgaste do pneu, que até Ushuaia-AR era mínimo, apesar dos fortes ventos, começando a voltar, enfrentei 1.030 km de rípio, onde é exigido demais de todo conjunto, piloto, moto, relação, pneus, pois tem-se que andar tracionado o tempo todo, sempre acelerando ou freando, para conseguir manter a trajetória, pois se trata de um terreno instável (terra e pedras, muitas vezes solta) e os ventos são fortíssimos, fazendo na maioria das ocasiões com que a moto ande de lado (inclinada) nas retas. Depois do trecho de rípio (onde andei com calibragem mais baixa, na faixa de 20 libras), percebi um desgaste mais evidente no pneu traseiro, mas o dianteiro ainda estava excelente, mesmo assim segui em frente para Bariloche-AR, depois passei ao Chile, por Osorno-CH e o desempenho dos pneus continuava excelente. De Osorno fui à Santiago e depois passei para Mendoza-AR, através do Paso Cristo Redentor, comecei a ficar preocupado que o pneu traseiro não conseguiria chegar ao Brasil, mas parece que o desgaste se estabilizou, vim tranquilo, ainda peguei um pouco de chuva em Rio Cuarto-AR e nenhum problema de aderência, cheguei ao Brasil, por Uruguaiana-RS e segui para Bento Gonçalves-RS. O total da viagem foi 22 dias e 13.600 km, sendo que pude testar os pneus Rinaldi R-34 por 11.600 km e concluí que foram ótimos, atenderam perfeitamente ao esperado, tiveram a durabilidade adequada e nenhum problema de aderência, também não furaram em nenhuma ocasião, ou seja, não deram trabalho algum. Re: Projeto Ushuaia - Saída 19/11/2009 - Retorno ? - XT 660 Solo - Nelson MG - 16-12-2009 Xará. Fico feliz em saber que fez toda a viagem em paz e que já está em casa. Parabéns. Obrigado pela "dicas" que estás relatando. Re: Projeto Ushuaia - Saída 19/11/2009 - Retorno ? - XT 660 Solo - nelsonbad32 - 16-12-2009 Nelson MG Escreveu:Xará. Valeu Xará. Também estou de olho nas suas viagens. Parabéns pela miléssima postagem. Abraços. Re: Projeto Ushuaia - Saída 19/11/2009 - Retorno ? - XT 660 Solo - nelsonbad32 - 17-12-2009 ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |